Quais melhores fontes de recursos para empresas?

fontes de recursos para empresas

Quais melhores fontes de recursos para empresas?

Quais melhores fontes de recursos para empresas?

Quais melhores fontes de recursos para empresas?

Empreender em grande escala é algo desafiador, é necessário muita garra e talento. Mas para conseguir tirar o sonho do papel e se manter, é preciso de capital para fazer a empresa crescer. Mas como conseguir recursos para a empresa? Existem algumas fontes que podem auxiliar você a conseguir tornar seu negocio escalável. Continue lendo e aproveite essas ótimas dicas!

fontes de recursos para empresas

fontes de recursos para empresas

Capital próprio

A primeira forma de levantar capital para investir no seu negócio geralmente sai do próprio bolso. Apesar de ser vantajoso, por não haver custos de financiamento nem perda da autonomia para tomada de decisões, esse capital possui desvantagens, como a limitação das perspectivas de expansão e o crescimento do empreendimento que fica baseado no reinvestimento de parte dos lucros. Essa operação com o mínimo de recursos, é chamada de bootstrapping.

Linhas de crédito

Outra forma de obter recursos para sua empresa é através de linhas de credito. É uma das formas mais seguras de se financiar um negócio. Porém, essa forma conta com despesas com juros que são dedutíveis no imposto de renda. Existem também as desvantagens de garantias patrimoniais, as altas taxas de juros e o aumento do risco da empresa, que pode ser um obstáculo para conseguir novos empréstimos. Quer conhecer linhas de crédito para sua empresa clique aqui.

Aceleradoras

Uma boa fonte de recursos são as aceleradoras, porque além de aportarem recursos altos, elas possuem apoio de diversas formas, como: Mentorias, network e apoio gerencial.

Investimento-anjo

O investimento-anjo vem através de pessoas físicas com recursos para investir em negócios  de alto potencial de crescimento. Os investimentos são em torno de 90 mil reais, mas podendo ultrapassar até 1 milhão de reais. Caso o seu negocio seja de alto potencial de crescimento, a opção por um ou vários investidores anjo pode ser uma ótima opção. Resumindo, esses investidores anjos são os investidores de capital de risco, que investem em negócios em fases iniciais ou até empresas bem estruturadas.

Linhas de fomento

Instituições públicas, como o BNDES, tem o objetivo de apoiar financeiramente a pesquisa e solução em diversas áreas, como: Saúde, ciência, tecnologia, inovação, dentre outras. O empresário deverá pesquisar novas linhas de fomento, entender o seu funcionamento e desenvolver os projetos. Para isso, nós podemos te ajudar, clique aqui e entre em contato conosco!

As fontes de recursos disponibilizadas pelas instituições financeiras têm origem em recursos livres, ou seja, aqueles recursos captados por bancos junto ao mercado financeiro, como por exemplo, a maioria das linhas de capital de giro disponibilizadas pelos bancos. E recursos direcionados, aqueles provenientes de programas do governo, repassadas pelas instituições financeiras.

A escolha pela melhor forma de investimento para captar recursos para empresas, depende de fatores como o estágio de maturidade da empresa, relacionamento pessoal entre o investidor e empreendedor, histórico de execução do empreendedor e sua equipe, modelo de negócio, e se esse tipo de capital faz sentido no momento atual da sua empresa.

Saiba que as linhas de fomento são formas bem rentáveis e saudáveis para a sua empresa. Para isso, a CPZ pode te auxiliar na melhor forma de como captar recursos através do BNDES. Entre em contato conosco!