Depois de ler o Artigo sobre Perfil para credenciamento – BNDES FINAME e perceber que sua empresa está apta a credenciar suas máquinas, equipamentos, componentes, sistemas industriais, de bens de informática. Você deve se perguntar, quais são os documentos necessários para o credenciamento no FINAME?
Enfim vamos abordar nesse artigo os documentos necessários para que sua empresa possa realizar e ter seus produtos e serviços como máquinas, equipamentos, componentes, sistemas industriais, de bens de informática, credenciadas para operar e ter as vantagens de vender com o BNDES Finame.
Inicialmente todo o processo de credenciamento ocorre dentro do Portal CFI. Nesse portal você terá que credenciar a empresa e logo em seguida os seus produtos. Portanto podemos dividir o processo de credenciamento no BNDES FINAME em duas etapas, como:
Documentos para credenciamento de empresa – BNDES FINAME
Os documentos são obrigatórios para empresas que não são credenciadas para operar com o BNDES Finame e para as empresas credenciadas sempre necessitam atualizar as informações.
- Estatuto, Requerimento de Empresário ou Contrato Social consolidado, devidamente registrado no órgão competente, acompanhado de eventuais alterações posteriores;
- Última Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) completa, incluindo recibo, ou última Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) completa, incluindo recibo, caso a empresa seja optante do SIMPLES;
- Última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), enviada ao Ministério do Trabalho, incluindo recibo – TXT, DEC ou ZIP (de arquivo compactado em extensão TXT ou DEC);
- Alvará de Licença e de Funcionamento da empresa, válido, emitido pela Prefeitura, mencionando sua atividade industrial atual;
- Fotos atuais das instalações industriais, mostrando sua fachada, área administrativa e a planta de produção com seus funcionários utilizando máquinas e equipamentos;
- Contas de energia elétrica da planta industrial, referentes aos 3 meses anteriores ao pleito de credenciamento;
- Metragem (m²) do terreno;
- Metragem (m²) da área construída;
- Relação dos Principais concorrentes;
- Faturamento anual dos últimos três últimos anos;
- Relação dos equipamentos/serviços que a empresa fabrica/presta e a sua finalidade; e
Documentos para inclusão de produto – BNDES FINAME
Logo após o preenchimento das informações da empresa, deverá ser cadastrados os documentos para inclusão de produto, que são:
- Descritivo técnico/Catálogo/desenho técnico dos produtos objeto da solicitação de credenciamento, compreendendo seu nome, modelo e principais características técnicas (áreas de aplicação, principais componentes, materiais construtivos, capacidade, potência instalada, tensão de operação, peso, dimensões, etc.);
- Fotografia de cada produto objeto do pedido de credenciamento;
- Demonstração dos Índices de Nacionalização, em valor e peso, de cada produto objeto de solicitação de credenciamento; e
- Notas Fiscais de compra dos principais componentes usados para a fabricação do produto a ser finamizado; e
- Uma nota fiscal de venda.
Talvez sua empresa não possua algum documento mencionado. O que deve fazer caso não possua algum documento? Nesse momento deverá apresentar justificativas que demonstre o motivo por não possuir o documento necessário. Dessa forma, a justificativa será analisada pela equipe do BNDES FINAME, para julgar procedente e solicitar outro documento ou não.
Possivelmente e durante a análise do credenciamento o BNDES, poderá solicitar documentação adicional, caso necessário.
Certamente vencida essa etapa, é aguardar pelo parecer do BNDES. Caso tenha ausência de informações o BNDES costuma questionar a ausência em menos de 24 horas.
Com o fim dos questionamentos o BNDES costuma aprovar o credenciamento em até 90 dias. Deseja assessoria para credenciamento FINAME, é só nos escrever aqui.
Portanto espero ter ajudado e sanado algumas dúvidas sobre Credenciamento BNDES.
Então, como disse anteriormente, qualquer dúvida é só entrar em contato conosco!