7 dicas para captar recursos junto a bancos e agências de fomento

7 dicas para captar recursos junto a bancos e agências de fomento

Você empreendedor e empresário em algum momento vai querer ampliar, modernizar sua empresa e ou vai necessitar de Capital de Giro para impulsionar seu crescimento no mundo dos negócios.

É nesse momento que sua empresa e você devem ser bem vistos pelos bancos e agencias de fomento!

Mostrou-se interessado, então ai vão algumas dicas de como construir uma imagem que transmita segurança para se habilitar as diferentes linhas de crédito disponíveis no mercado:

1) Plano de Negócios: crie, tenha e apresente um bom Plano de Negócios. Plano de Negócios envolve estudos de mercado, estratégias de ação, planos operacionais e financeiros, ele é o seu guia de gestão e comprovar se o seu negócio é viável ou não.

2) Idoneidade dos Sócios: O caráter é um dos primeiros itens que as instituições avaliam, por isso busque manter seu cadastro positivo. Mas se em face da crise enfrenta problemas, reestruture sua empresa, sua vida. Um bom plano de reestruturação que possas apresentar aos seus credores pode ser a chave para a renegociação de suas dívidas.

3) Governança: ter critérios mínimos de governança são bem vistos e, se bem demonstrados, auxiliam na construção do conceito e intenções da empresa.

4) Integridade Fiscal: o mundo mudou! Já se foi o tempo de estruturas paralelas. Isto impedirá sua empresa de crescer, além de ser mal visto pelos bancos, pois é difícil mensurar pelo empirismo dos números. Seu negócio só é viável se suportar carga fiscal de frente.

5) Contabilidade e Auditoria: ter um bom serviço de contabilidade que contribua na evolução da empresa e aponte caminhos para o seu sucesso. Bancos e Agências de Fomento decidem com base em informações como: balanços, balancetes recentes, fluxo de caixa, relação de ativos e passivos, quadro de obras, relação de frota, passivo bancário aberto por banco, modalidade, prazo, etc. Quando possível investir em uma auditoria externa, isso dá credibilidade.

6) Estratégia da Empresa: ter um Planejamento Estratégico consistente e bem definido, que possa ser apresentada com alguma formalidade, abordando uma visão de curto, médio e longo prazo, também auxiliará na construção deste crédito.

7) Volume e Estrutura de Funding e Garantias: tenha pré-definido quanto deseja captar para o seu negócio, com orçamentos, valores. As garantias também são determinantes para a avaliação. Principalmente para demonstrar o quanto você está empenhado para que o negócio dê certo.
As 7 dicas para captar recursos dos bancos e agencias de fomento deixará sua empresa preparada e organizada para realizar a captação de recursos tão desejada com taxas, juros e prazos atrativos que irão dar um UP no seu negócio.

Sucesso!