Comprar equipamentos ou máquinas com o BNDES FINAME
Comprar equipamentos ou máquinas com o BNDES FINAME
Sua empresa possui um projeto arrojado de investimento para modernização e automatização, mas não dispõe de capital próprio e ou deseja captar recursos financeiros subsidiados? Sua empresa precisa conhecer e entender as vantagens do FINAME. Nesse blogpost, você vai entender as vantagens do BNDES FINAME, a sua importância e como captar recursos junto ao BNDES, continue lendo!

O que é o BNDES FINAME
O FINAME é um programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que tem por objetivo financiar a aquisição e comercialização máquinas, equipamentos, componentes, sistemas industriais, de bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas.
O FINAME possui um grande número de produtos credenciados, de baixo custo até de alto custo. Com isso sua empresa poderá solicitar e captar recursos de pequenos valores até valores superiores a R$ 20 milhões de reais.
Vantagens de captar recursos através do BNDES FINAME
A principal vantagem do BNDES FINAME é ser um financiamento de longo prazo que possui carência, taxas e prazos diferenciados. O custo do investimento é abaixo do praticado pelos bancos comerciais.
Conheça as demais vantagens:
- Possibilidade de pagamentos trimestrais;
- Financiamento pode chegar a 100% do valor do projeto;
- Isenção do IOF (Imposto Sobre Operação Financeira);
- Carência de até 24 meses para começar a pagar;
- Prazo de financiamento de até 120 meses, de acordo com o enquadramento do projeto; e
- Possibilidade de complementação de garantias com a utilização do BNDES FGI (Fundo Garantidor do Investimento) em operações indiretas, destinados a empresas menores, ajudando a obtenção de credito pelo cliente.
As vantagens do FINAME possibilitam que a empresa possam realizar investimentos, sem comprometer o fluxo de caixa da empresa. Dependendo como está estruturado o projeto, a empresa poderá começar a pagar o investimento no momento em que a máquina, equipamento comece a gerar lucratividade para a empresa.
Como captar recursos com o BNDES FINAME
Existem duas formas para conseguir a captação de recursos, a indireta e a direta.
Financiamento Indireto:
Dessa forma, o financiamento é intermediado por instituições financeiras credenciadas ao BNDES, essa modalidade também é chamada de financiamento automático, e é aplicada a financiamentos com valores inferiores a 20 milhões de reais. Se o projeto abaixo desse valor não se encaixar nos parâmetros do financiamento indireto, deverá ser apresentado um projeto especial junto ao BNDES para analise.
Financiamento Direto:
Dessa forma, todo o processo de financiamento acontece junto com a equipe do BNDES, que avalia a viabilidade de concessão do financiamento maior ao valor de 20 milhores de reais.
Fluxo de funcionamento
No financiamento indireto, são 9 etapas:
- Desenvolver o Projeto;
- Escolha do equipamento ou maquina;
- Contato com a instituição financeira;
- Análise de credito;
- Analise de regularidade;
- Autorização da entrega;
- Entre do bem;
- Repasse do financiamento; e
- Pagamento do bem.
No financiamento direto, é um pouco mais simples, são 6 etapas:
- Desenvolver o Projeto;
- Consulta do perfil do interessado;
- Enquadramento do projeto;
- Avaliação técnica;
- Analise de viabilidade; e
- Contratação.
A importância do projeto de viabilidade
A análise de viabilidade econômica e financeira é um estudo que tem por objetivo medir e analisar se um determinado investimento é viável ou não. Análise de viabilidade econômica e financeira irá comparar os retornos que poderão ser obtidos com os investimentos demandados, para decidir se vale a pena ou não investir. Com o Plano de Viabilidade a empresa e a instituição de fomento/financeira terão segurança que o investimento desejado será um sucesso.
Para conhecer mais sobre Gestão de Projetos clique aqui!
Quem pode solicitar apoio financeiro:
- Sociedades nacionais e estrangeiras e fundações, com sede e administração no Brasil;
- Empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e no Registro Público de Empresas Mercantis;
- Empresas individuais de responsabilidade limitada inscritas no Registro Público de Empresas Mercantis (RPEM);
- Pessoas jurídicas de direito público;
- Transportadores autônomos de carga residentes e domiciliados no País, para aquisição de caminhões e afins, e equipamentos especiais adaptáveis a chassis, tais como plataformas, guindastes e tanques, nacionais e novos; e
- Associações, sindicatos, cooperativas, condomínios e assemelhados, e clubes.
Qual é a Taxa de juros do FINAME:
Para operações indiretas, a taxa de juros final será composta pelo Custo Financeiro, pela Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES e a taxa de intermediação financeira) e pela Taxa do Agente Financeiro:
Custo financeiro = 7% a.a.; Taxa do BNDES = 1,5% a.a.; Taxa do agente = 3% a.a..
Para operações diretas, a taxa de juros final será composta pelo Custo Financeiro e pela Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES e a taxa de risco de crédito):
Custo financeiro = 7% a.a.; Taxa do BNDES = 5% a.a.
Nunca foi tão fácil comprar equipamentos ou maquinas para as empresa, não é mesmo? Aproveite essas dicas do nosso blog e comece a se programar! Estamos sempre produzindo conteúdos valiosos para o nosso leitor, se você gostou desse artigo, marque seu amigo que também vai gostar desse artigo nos comentários!